EDITAL DE INGRESSO NO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

O Diretor do Conservatório Estadual de Música “Cora Pavan Capparelli”, no uso de suas atribuições legais, com fundamento na Resolução SEE nº 718, de 18/12/2005, nas orientações da Secretaria de Estado de Educação e no Regimento Escolar, torna público e comunica aos interessados que, no período de 21 de Outubro a 25 de Outubro /2019, estarão abertas as inscrições para o ingresso no Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, conforme normas, critérios e procedimentos estabelecidos neste Edital. Não serão aceitas inscrições após esta data.

 

1. OBJETO

 

1.1 Este Edital tem por objeto a seleção de alunos e candidatos interessados em ingressar no Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

 

2. CURSOS OFERECIDOS:

 

2.1 Serão oferecidos os seguintes Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

 

2.1.1. Curso Técnico em Canto;

 

2.1.2. Curso Técnico em Instrumento Musical;

 

3. DA PARTICIPAÇÃO:

 

3.1. Poderão se inscrever:

 

3.1.1 Alunos regulamente matriculados no Curso de Educação Musical do Conservatório, que estejam cursando, ou tenham cursado ou concluído o Ensino Médio na escola regular, desde que apresentem conhecimento musical satisfatório; (ver item 5).

 

3.1.2 Qualquer interessado, ainda que não matriculado no Conservatório, que esteja cursando, ou tenha cursado ou concluído o Ensino Médio na escola regular, desde que apresente conhecimento musical satisfatório; (ver item 5).

 

4. DA INSCRIÇÃO:

 

4.1. As inscrições serão realizadas no período de 21 de Outubro a 25 de Outubro /2019, (exceto sábados, domingos e feriados) das 8hs às 11hs, 14hs às 21hs, na sala da Supervisão do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli.

 

4.2. A inscrição poderá ser realizada pelo candidato ou responsável devidamente identificado, desde que sejam atendidos todos os requisitos exigidos neste edital.

 

4.3. O candidato poderá inscrever-se para somente um dos Cursos oferecidos no item 2 deste Edital.

 

4.4. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar a seguinte documentação:

 

4.4.1. Anexo I - Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada;

 

4.4.2. Cópia do documento de identidade ou registro civil;

 

4.4.2.1 Cópia do CPF

4.4.3. Atestado de matrícula e frequência no Ensino Médio da Escola Regular ou comprovante de que tenha cursado ou concluído o Ensino Médio da Escola Regular (Histórico Escolar); A legislação vigente não permite a comprovação de escolaridade por meio de historio e/ou diploma de curso superior e/ou carteira profissional.

 

4.5. Não será efetuada a inscrição do candidato que não estiver com toda a documentação exigida neste Edital.

 

4.6. No ato da inscrição o candidato receberá o comprovante de inscrição.

 

5. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS:

 

5.1. Para realizar a prova o inscrito deverá comparecer no Conservatório, no local e data constantes no comprovante de inscrição, 30 (trinta) minutos antes do horário determinado, portando o comprovante de inscrição e documento de identificação, cuja apresentação será obrigatória no ato da prova.

 

5.2. O inscrito que não comparecer no dia determinado para a prova será eliminado.

 

5.3. As avaliações serão realizadas em 02 (duas) fases, sendo:

 

5.3.1 Na Primeira Fase serão aplicadas as seguintes provas:

 

5.3.1.1 Curso Técnico em Instrumento – prova de Instrumento Musical;

 

5.3.1.2 Curso Técnico em Canto - prova de Canto.

 

5.3.2 Na Segunda Fase será aplicada a prova de Teoria, Percepção Musical e Solfejos.

 

5.4. A escala de bancas e de horários da 1ª Fase será feita pela direção da escola e será publicada após as 18horas do dia 29 de Outubro de 2019.

 

5.5. PROVAS DA 1ª FASE:

 

5.5.1. As provas da Primeira Fase serão realizadas nas dependências do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, no dia 30 de Outubro de 2019, sendo que cada inscrito deverá verificar o horário de sua prova após 18horas do dia 29 de Outubro de 2019 e chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência. As bancas de prova de Instrumento/Canto terão no mínimo 3 professores da área para avaliar o candidato; e no caso das bancas em que as áreas não tenham 3 professores poderá ser convidado um professor de instrumento afim. O professor do aluno poderá participar da banca.

 

5.5.2. A prova de Instrumento Musical/Canto terá o valor total de 100 (cem) pontos.

 

5.5.3. Será considerado aprovado o inscrito que obtiver, no mínimo, 60% de aproveitamento na prova realizada.

 

5.3.4 Será considerado apto a cursar por 1 ano o Curso Livre Preparatório para o Curso Técnico, o candidato que obtiver, de 50% a 59, 9% de aproveitamento na prova realizada.

 

5.5.4. O resultado da prova da Primeira Fase será informado ao candidato logo após a aplicação da mesma, sendo-lhe fornecido, no ato, o comprovante contendo o resultado. O candidato deverá apresentar o comprovante de aprovação da Primeira Fase no momento de realização da Segunda Fase.

5.6. PROVAS DA 2ª FASE:

 

5.6.1. Na Segunda Fase será aplicada a prova de Teoria, Percepção Musical e Solfejos a todos os alunos inscritos.

 

5.6.2. Só participarão das provas da Segunda Fase os alunos aprovados na prova da Primeira Fase (Instrumento Musical / Canto), ou seja, o candidato que obteve no mínimo 60 pontos na Primeira Fase.

 

5.6.3. A prova da Segunda Fase será realizada no dia 31 de Outubro de 2019 às 19 horas, nas dependências do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, nas salas D1043, D1044 e D1045.

 

5.6.4. A prova de Teoria, Percepção Musical e Solfejos terá o valor total de 100 (cem) pontos, distribuídos da seguinte forma: a) 60 (sessenta) pontos para o desempenho em Teoria, Percepção Musical; b) 40 (quarenta) pontos para os solfejos.

 

5.6.5. Será considerado aprovado o inscrito que obtiver, no mínimo, 60% (sessenta por cento) de aproveitamento na prova realizada.

 

6. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO:

 

6.1 A Lista dos inscritos aprovados será divulgada após às 18 horas do dia 01 de Novembro de 2019, no Conservatório.

 

7. DO REGISTRO DO EXAME DE INGRESSO

 

7.1. O aproveitamento de cada aluno inscrito será registrado em Ata, que não deverá conter rasuras e será assinada pelos professores que aplicaram as provas.

 

7.2. Caberá ao responsável pela aplicação de cada prova, repassar à Secretaria do Conservatório, em formulário próprio, o aproveitamento final de cada inscrito, bem como o Relatório Final de todo o processo.

 

7.3. O Formulário de Aproveitamento e o Relatório Final será vistado e arquivado pelo funcionário da Secretaria responsável pelo recebimento.

 

8. DA MATRÍCULA:

 

8.1. A matrícula dos alunos inscritos para ingresso no Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, está condicionada à aprovação do aluno nas provas da Primeira e Segunda Fase e aos horários e turmas disponíveis na Escola.

 

8.1.2. As matrículas dos candidatos classificados para o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio serão realizadas de 04 a 08 de Novembro de 2019, no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli.

 

8.1.3 A matrícula dos alunos no Curso Livre Preparatório para o Técnico está condicionada ao aproveitamento de 50% a 59,9% do aluno na prova da Primeira Fase e da análise positiva do caso pelo Conselho de Classe, e aos horários e turmas disponíveis na Escola.

8.2.4 As matrículas dos candidatos no Curso Livre Preparatório para o Técnico serão realizadas nos dias 04 e 08 de Novembro de 2019, no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli.

 

8.2. Para efetuar a matrícula o aluno deverá apresentar a seguinte documentação: a) cópia legível da certidão de nascimento ou casamento, ou da carteira de identidade; b) cópia legível do CPF; c) Histórico Escolar do Ensino Médio da Escola Regular ou declaração de matrícula e frequência no Ensino Médio da Escola Regular. Documento de curso superior não é aceito pela legislação vigente; d) cópia legível do Certificado de Reservista (para alunos do sexo masculino); e) cópia legível de comprovante de endereço f) foto 3x4. 

 

8.2.1 Em hipótese alguma haverá matriculas sem a apresentação de toda documentação.

 

Telefone: (34) 3232-1530
Endereço:  Av. Afonso Pena, 3060 - Brasil, Uberlândia - MG, 38400-710
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

© 2014 - Todos os Direitos Reservados - Conservatório Estadual de Mùsica Cora Pavan Capparelli